quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Toda a verdade sobre uma grande obra


O tempo que passou desde a publicação do texto até me chegar a mensagem dava pelo menos para mais uma leitura. Talvez tenha sido assim: a senhora Franco viu naquela legenda uma sugestão literária e decidiu segui-la. Uns belos dias depois não resistiu a fotocopiar a página do artigo que continha a fracturante legenda, devolvendo-me, pelo correio não electrónico, o que ela terá recebido como uma recomendação de leitura. «Leia o livro», ordena-me a senhora Franco, ignorando tratar-se de uma das minhas obras de eleição de sempre. E eu, que li e reli os Maias, que amo Eça de paixão e que cresci convencida de que o Carlos da Maia e a Maria Eduarda eram irmãos, que aí morava o dramalhão do Ramalhete, eu, logo eu, parece que afinal tenho de ler o livro como manda a senhora Franco para perceber que ambos não eram irmãos. Sim, é falso, escreve-me a senhora Franco antes de me mandar ler o livro. «Carlos e Maria Eduarda não são irmãos. Maria Eduarda é a mãe».

E o próximo maluquinho, quem vai ser?

2 comentários:

  1. São ou não são irmãos??? Qd analisámos o livro na aula de Português, a conclusão foi sempre essa! Agora deixaste-me na dúvida com o teu comentário: a sra. Fanco é maluquinha?? :)
    Ivana

    ResponderEliminar
  2. A mãe do Carlos é a Maria Monforte. Até pelas idades era impossível que a Maria Eduarda fosse mãe dele!! A Franco não sendo maluquinha, disfarça bem...

    ResponderEliminar