domingo, 2 de janeiro de 2011

Calendário para fazer a crise ‘dançar’

12 batucadas para a sintonia do melhor 2011 de sempre




Janeiro

Samba para Janeiro. Sim, ouviste bem. Apesar de este ser o som da praxe carnavalesca de Fevereiro, nada como aproveitar o oba-oba das boas entradas para servir o primeiro prato cheio de 12 meses da melhor disposição. O quê? O samba não te anima (a mim as presidenciais também não)? Isso não é desculpa para marcar passo. Muda de ritmo e avança.

Fevereiro

Este tem potencial preliminar e só por isso vale a recomendação. Ideal para as duplas apaixonadas que enjoam o mês de corações comerciais, o tango serve também para provocar as águas dos aquários da época. Ah! E nada de tangas, porque isso cheira a cherne e eu acredito no teu bom olfacto.

Março

O cartaz do mês anuncia flores, raios de sol que começam a aliviar as vestes, talvez os primeiros desejos de praia com banhos (pessoal dos trópicos, não me enervem) e no embalo deles os planos das férias possíveis. Se Maio é maduro e ainda falta um Abril, Março só pode ser verde. Assim sendo, faz do ambiente a tua estrela pop.

Abril

As bancas começam a entupir-se de dicas para combater o stresse e de truques para não explodir com as tensões do primeiro trimestre. Mas a melhor recarga energética não está à venda: se em Abril as águas são mil, que os bons ventos, ao género dos que nos sopram ao coração (não no mau sentido clínico), sejam aos milhões. Tudo em blues.

Maio

Luta trabalhador, luta. Mais ainda se estás desempregado, precário ou pornograficamente mal pago. É certo que a mudança não depende só de ti, mas convém que estejas de mangas arregaçadas para lhe dar uma mãozinha. E em vez de esperares que tomem a iniciativa por ti, compõe o teu próprio rithm and faz das contrariedades poetry.

Junho

Em mês de santos o pecado musical segue solto. Bailarico para aqui, sardinhada para ali (só para vocês, porque eu prefiro ceder à tentação da carne)…sangria para cá, imperiais para lá, o culto padroeiro castiga a contenção. Por que esperas? Liberta o animal de época que há em ti e pimba.

Julho

Aquele famoso cozinhado, que faz as delícias dos bronzes de corpo e dos relaxamentos de mente, ganha um sabor especial com um tempero de praias de águas aquecidas. À falta de uma corrente financeira capaz de te fazer voar até aos sons do Brasil ou das Caraíbas, podes sempre polvilhar de pagode e de salsa os teus movimentos. Isto, claro, depois de dares o devido ritmo aos meus Parabéns.

Agosto

Um festival, dois festivais, três festivais. Para os que não navegam a maré festivaleira e ainda não se estrearam naquela modalidade de gerir as férias com o calendário da pequenada, este é um bom mês, passe o aparente paradoxo, para trabalhar em descanso. Com um bocado de funk, porque os dias são deliciosamente mais longos, a agenda até permite juntar às braçadas de fim-de-semana, uns mergulhos pós-laborais.

Setembro

O ‘meu’ primeiro e único casamento, porque os outros não passaram disso mesmo, de casamentos de outros, foi em Setembro. Já lá vão quase três anos de felicidade, por isso sempre que o nove mensal se instala no calendário penso nos bons fados. Vai uma valsa declaração?

Outubro

O relógio acerta-se para marcar o encurtamento dos dias, que trazem como contrapartida o prolongamento das noites. Também por isso esta é uma boa altura para perdições noctívagas, no compasso das tuas pistas preferidas. Marrabenta por aí.

Novembro

Dez meses dançados e ainda não gingaste aquele get down? Que tal parares com as desculpas? Quem não arrisca não conquista, por isso mesmo que receies fazer má figura e mesmo que tenhas medo de te estatelar de um arranha-céus emocional toca a tua música e solta a tua soul.

Dezembro

O espectáculo já vai longo, só que ainda falta ouvir e dançar tanta coisa….Nada de ansiedades. Por mais passadas que tenhas falhado e por mais movimentos que te tenham escapado o cabeça de cartaz da tua vida és tu. Rock your life e não te percas em orientações ‘algorianas’.

2 comentários:

  1. Tenho a dizer que ADOREI o mês de Setembro!! Por que será??? :D
    Beijos, amiga!
    Iva

    ResponderEliminar
  2. Será do guaraná?
    Bjs quase presenciais :)

    ResponderEliminar