terça-feira, 27 de maio de 2008

Pão de alta-coz(s)edura


Apesar de ser uma grande apreciadora de pão, já não sou grande consumidora. Sinal dos tempos de quem prefere engolir uns chocapic a cumprir aquele ritual de compra do pão-nosso de cada dia. Admito, por isso, estar completamente ultrapassada no que à indústria panificadora diz respeito. Foi por isso com grande espanto que me dei conta de um fantástico upgrade no sector: agora, além das padarias e cafetarias com fabrico próprio, temos as boutiques de pão. Será efeito da valorização da mercadoria, imposta pela subida de preço dos cereais? Seja qual for o motivo, peço ao pessoal da Academia das Ciências de Lisboa o favor de actualizar, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, a definição de boutique, que, conforme respectiva indicação, se deve aportuguesar para butique. Rogo-vos que tenham em consideração que o termo boutique (não resisto à versão internacional da palavra) já não se restringe a uma loja de venda de roupa e de acessórios. Lembrem-se que a nova tendência é comprar bolinhas prêt-à-porter e carcaças de alta-cozedura, que, pelo desandar das modas, qualquer dia serão carcaças de alta-cosedura...

5 comentários:

  1. E por aqui ainda há quem tenha 'boticas'... vá-se lá saber o que isso é!

    ResponderEliminar
  2. bem me parecia (desde a última vez que te vi) que também tu, estás a ficar cota! quando eu saí de casa dos meus pais, para em bom juízo experimentar a vida de solteira e livre, já lá vão uns 10 anos à vontade, já existia uma boutique de pão na Rua Luís de Camões, em Santo Amaro fazia vários anos... por isso, minha amiga, isso não é sinal dos tempos, é sinal de distracção, ou de falta de vista (ler http://comaloevera.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  3. O que me ri à vossa pala eheheheh
    Isso das 'boticas' tem história... agora boutiques de pão nos subúrbios,garanto que é upgrade. Mais ainda se ao lado suburbano se junta o lado campónio de S. Sebastião de Guerreiros :)

    ResponderEliminar
  4. Pois no Dafundo o que há é uma padaria, onde a D.Alice me avia (reparem, avia) carcaças das antigas e mal assadas e me tratam por menina (ainda)... hehe

    ResponderEliminar
  5. Bem postado baiana. A língua portuguesa já não é o que era.. Graças a Deus!
    Bjo grande miga.

    ResponderEliminar