terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cenas de um casamento


As lágrimas invadiram-me com o rigor anunciado pelo aviso prévio. Do canto do olho, na festa de despedida, para os recantos do rosto, na festa de consagração, senti as minhas emoções percorrerem um inimaginável mundo novo. Sem reservas, entreguei-me à viagem e chorei.

Já perdida na minha avenida de lágrimas, reconstituí, orgulhosa, todos os passos que cruzaram o meu coração com aquele inspirador destino. Revi as distanciadas aulas no ISCSP; revivi os jantares de aniversário, e atribuí carácter vitalício às tradicionais reuniões de 'núcleo'.

Continuei a vasculhar o meu baú de boas memórias e encontrei partilhas de interesses inesgotáveis, tagarelados em momentos excepcionais de intimidade. Avassalador! De braço dado com o pai-pilar da exemplarmente estruturada família Semedo, a primeira das minhas noivas ofereceu-me uma das mais marcantes transições dos meus 29 anos. Aliás, ofereceu-nos. A mim, à Ana e à Rosana.

Juntas, conforme estamos destinadas a conservar-nos, assistimos a mais uma obra de colossal estimação: o casamento da nossa adorada Ivana. Unidas, tal como fazemos questão de nos preservar, seguimos a nossa linda noiva na última caminhada de solteira: rumo ao altar.

Faltou-nos o corpo do quinto elemento desta valiosa irmandade, mas, apesar da distância de um continente, a Patrícia não deixou de nos acompanhar em espírito, materializado via sms. Na mensagem, recebida a pouco menos de uma hora do enlace, confirmava-se a força das relações – «Estamos juntas (pelo menos em pensamento)» – ao mesmo tempo que, nas «Saudades» finais, expunha-se a fraqueza das separações.

Neste oceano emocional, no qual mergulhei fundo, vi emergir, já no repasto, mais uma evidência arrebatadora das qualidades da minha noiva, entretanto bem casada com o também distinto Miguel. Passo a reproduzir, no que se traduziu a clássica cerimónia de oferendas aos convidados:
«Caros amigos,
Por ocasião do nosso casamento, decidimos presentear-vos com
um gesto tão especial quanto o dia de hoje e proporcionar sorrisos esperançosos
a milhares de crianças carenciadas.
Decidimos então efectuar uma doação a favor da Associação Helpo, que leva a cabo projectos de ajuda humanitária e de desenvolvimento humano, para que a nossa felicidade se possa repercutir na vida de muitas outras pessoas.
Agradecemos profundamente a vossa presença. O facto de nos darem a oportunidade de partilharmos este gesto convosco faz com que este
dia se torne ainda mais especial».

Ivana & Miguel
20 de Setembro de 2008

Seguem-se outras braçadas oceânicas.

2 comentários:

  1. Olá amigaaaaaaaaaaaaaa!
    ADOREI o teu post! Está lindo lindo, como tu!
    Adorei o meu casamento e grande parte da sua magia é devida a amigas como tu e como a nossa Ro, Ana e Pat, que, mesmo que distante, esteve sempre connosco.
    Adoro-vos a todas e só espero que partilhemos juntas muitos e muitos momentos importantes. Uma data deles já acontecem cada vez que estamos juntas...
    Amo-vos muito!
    Vossa Iva***

    ResponderEliminar
  2. O que é bom é para se repetir: Bem-vinda miga linda :)
    O quinteto, desfalcado da Patreca, reunirá em breve.
    Bjs gordos

    ResponderEliminar