segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Portugal dos pequeninos



Ríamos como se deve: sem moderação. Conversávamos como se deve: abertamente. Ríamos e conversávamos. Nisto, a tipa da mesa atrás vira-se com o ar mais enjoado do mundo e, de dedo na boca, solta um shiu de reprovação. Fui a única das cinco a registar o fastio da empertigada mulher, incapaz porém de melindrar a minha boa disposição.

Rindo e conversando, prossegui sem moderação e abertamente. Nisto, a tipa levanta-se e faz questão de partilhar um sonoro desabafo com umas das empregadas de balcão: «Isto parece uma taberna!». À falta de troco das cinco 'taberneiras', a mulher dá mais uns passos e, já na caixa, projecta um novo comentário: «Só sabem gritar, que horror. São as pretas e também as brancas».
As 'pretas' deduzo que por defeito, as 'brancas' suponho que por contágio. Foi então que uma das 'pretas' se deu ao incómodo de desafiar a tipa a praguejar frontalmente. Mas como até para isso é preciso ter verbo, a fulana ficou-se por um desavergonhado: «Sou racista, sou». Pode um país crescer com tamanhas pequenezas?

3 comentários:

  1. Triste... é a única coisa que me ocorre! Tipas dessas não passam de gente frustrada e amargurada. É pena que ainda haja (demasiada) gente assim... Nestes casos há 3 hipóteses: desprezo, tentativa de conversa para mostrar que a única taberneira é ela (sem desprimor paa os taberneiros, que os há bem porreiros ;) ou então partir para a ignorância! A última hipótese é a mais apetecível, né? Mas deve ser evitada ao extremo. Mas imagino a vontade com que vocês ficaram de lhe ir às trombas! Olha, releva (como dizem os brasileiros). Também ela há-de evoluir, mais cedo ou mais tarde ;)
    Baci!
    Ivana

    ResponderEliminar
  2. Miga, escolhi a primeira hipótese. Confrontar gentinha ignorante é tão inútil quanto dar cabeçadas contra a parede! E como eu prezo muito a minha cabecinha...
    Bjs gordos

    ResponderEliminar
  3. Ola baianinha. Agora com net já consigo acompanhar os movimentos bloguistas.
    Em relação a este pequeno acontecimento...só me passa pela cabeça... rir.
    Será que a indignada senhora ainda n tinha percebido que os brancos e os pretos já se misturam e festejam?
    Pobre alma que ainda vive num mundo dessaturado a preto e branco.

    Bjo

    ResponderEliminar