quinta-feira, 2 de abril de 2009

Escrever engorda?

Cheguei à morada por acaso. Transportada pela boleia de um link, estacionado num blogue de passagem pontual, dei de caras com uma estranha dimensão. Comentários às dezenas, por vezes somados acima da centena, legiões de seguidores, e autênticos julgamentos onde as alegações raramente vão além de insultos e de bajulações.

Num saltitar virginal de experiências, tropeço numa sucessão de endereços de gente para mim desconhecida. Vejo então que cheguei ao afamado ‘centro’ da blogosfera, e alegro-me por viver algures nos seus arredores. Ainda assim, porque não sou pessoa de castrar o saber, decido explorar os caminhos que levam ao centro. Não para minha condução, que estou bem instalada nos subúrbios, mas para eventual orientação do habitante arrivista da blogosfera.

Passo então a descrever o ‘mapa das conquistas’ que me foi dado a perceber. Em primeiro lugar, cria-se um blogue. Depois convém publicar-se umas coisitas de quando em vez para que não haja dúvidas de que se trata mesmo de um blogue. Cumpridos estes dois requisitos primordiais, abrem-se as hostilidades: num ataque desenfreado aos blogues mais populares da praça – segundo atestados de um sem fim de contadores de visitas que fiquei assombrada de conhecer – os arrivistas superam-se em comentários acríticos.

Mesmo que seja para dizer que nada têm a dizer, os deslumbrados da blogosfera comentam e nunca se esquecem de deixar uma ponte para a morada que ocupam nas redondezas. Mais comentário, menos comentário, quem sabe se não se arranja mais uma visitinha? Mas, seguro seguro é partir para a agressividade, que é como quem diz, para a não contemplação da estrela do blogue. Então apelida-se a star de fútil, lamenta-se que goste tanto de se gabar, ataca-se a sua actividade sexual e, pecado dos pecados, questiona-se a escrita e o conteúdo do blogue.

E é assim que, de repente, vemos a estrela sair em defesa do seu imenso brilho. Contra os invejosos, os invejosos e os invejosos (oh, praga!) que teimam em discordar das brilhantes perspectivas, a estrela esmera-se por demonstrar a sua superioridade celestial. Embarca-se então numa sucessão de degradantes duelos, onde dominam argumentos fantásticos como eu escrevo melhor do que tu, eu tenho mais visitas do que tu, ou eu tenho uma vida mais interessante do que tu.

Barbaridade atrás de disparate, sou levada a concluir que no ‘centro’ da blogosfera a escrita prejudica uma leitura saudável. Não só porque engorda egos que se farta, mas também porque torna as letras pesadas e insuportavelmente indigestas.

2 comentários:

  1. Diz lá de quem é o blog!!! Lol!
    Beijocas e bom fim-de-semana!!
    Ivana

    ResponderEliminar
  2. Já te mandei mail,para evitar um ciber ataque

    ResponderEliminar