segunda-feira, 27 de abril de 2009

É a crise!


Deve ser a canonização mais rápida da história. Santa antes sequer de chegar a beata, vejo desencaixarem-me da minha comum mortalidade à revelia dos mais rígidos ditames do Vaticano. Penso então que só pode ser efeito da crise: à falta de melhor, até os pecadores inveterados conseguem chegar a santos. A mim bastou-me enviar três ou quatro sms’s para receber o altar: «És uma santa», afiançaram-me.

Santa? Eu? Sim. Confirma-se que a humanidade anda mesmo a atravessar uma crise…Vai daí, qualquer ser capaz de corromper o mais insignificante dos vícios arrisca cair num poço de virtudes. Eu arrisquei ao virar da saída de uma casa de banho.

De olhos pregados no chão, para evitar um embaraçoso tropeçar de pernas, não o reconheci ao primeiro golpe de vista. Por isso aproximei-me para ver melhor e, sem mais demoras, baixei-me para o agarrar. Estrategicamente acomodado na bota esquerda, passou o resto da madrugada a combinar com o já instalado parceiro da bota direita.

Só me lembrei dele horas depois, já nos pés do leito, enquanto me descalçava à luz do amanhecer. Mas não era momento de fazer mais do que dormir. Dura de cansada, acabei por cair na cama até ao estranho soar do meu acordar. Ainda que irreconhecível aos meus ouvidos, o toque despertou-me para a missão de devolução.

Pego então no telemóvel que deixava de tocar, vasculho a lista, descubro o telefone de casa, tento um contacto, mas o número não está atribuído. Continuo por isso a vasculhar, encontro as últimas ligações, envio sms's e finalmente combino a devolução do achado que eu não queria roubado. Incrédula, a dona do telemóvel fica sem palavras para me agradecer, a amiga chama-me santa e eu continuo a surpreender-me com as baixas expectativas que guardamos uns dos outros. Por isso faço questão de dar de mim sempre mais.

2 comentários:

  1. Já entregaste o telemóvel?
    Pois é, os valores das pessoas andam tão em baixo que já ninguém acha que um gesto como esse seja o normal... Mas ainda bem que ainda há muitas Paulas por esse mundo fora :)
    Beijinhos, amiga!
    Ivana

    ResponderEliminar
  2. Entregue debaixo da chuva de sábado :)
    bjs gordos

    ResponderEliminar