segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Clássica 'clubite'



Podem passar a época sem saber quem nos guarda as redes. Não revelam o menor dos interesses em conhecer quem nos assiste o ataque, e menos ainda em perceber quem nos compromete a defesa. Competição atrás de competição, cultivam uma cultura de indiferença perceptível no desconhecimento dos nossos reforços, das nossas dispensas ou dos nossos empréstimos. Castigos? Lesões? Desaguisados de balneário? Acompanhamento zero.

Por tudo isso e tanto mais, irrita-me o acometimento súbito de que supostamente padecem a cada clássico. De repente, como quem até parece saber a quantas jornadas andamos, vêm-me uns quantos pseudo-adeptos ‘lembrar’ que a noite é de derby. Enlouquecidos pela ocasião, chegam mesmo a desafiar-me para uma torcida de grupo!

Palavra que não entendo! Por mais épocas que acompanhe, continuo sem perceber o fenómeno do adepto instantâneo. Talvez seja facciosismo meu, mas comigo não há cá meio adepto ou adepto ocasional. Ou se é ou não se é. E quem só o é em dias de clássico, está muito longe de realmente o ser. Na melhor das hipóteses, apenas vai estando. O problema é que apesar de apenas estar - quanto a isso nada a opor - o pseudo-adepto fica com a insuportável mania que é. E desata a mandar mensagens, e desata a alardear vitória antes do jogo. Depois, basta a coisa correr mal (maldito sábado), para vê-lo a desertar. Até ao próximo clássico.

Sem comentários:

Enviar um comentário