segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Para mal dos meus pecados




Fui contrariada. Mas como já tinha faltado à outra homenagem, achei que seria desejável marcar presença. E foi a pensar na desejável presença, salvaguarda do frágil equilíbrio paternal, que acabei indo. O problema é que fui contrariada. E gente contrariada tende a focar aspectos que despertam ainda mais contrariedades. Logo à entrada, uma ligeira irritação: começou antes da hora?

Não. O ritual principal ainda não tinha começado, mas as preces já se faziam ouvir. Esgueirei-me para tentar perceber que novidade era aquela, enquanto cochichava com a minha gravidíssima linda irmã. E foi entre um e outro sussurro que estive perto de um ataque de riso. Pus-me então a divagar, embora algo incomodada com o desnecessário desrespeito que o meu comportamento trazia àquele culto. Pessoas, conversas, lugares...vi uma avalancha de pensamentos atravessar a minha mente.

Mas nem uma lembrança sobre o motivo daquela homenagem: Agostinho Manuel Cardoso. Sei que foi o pai do meu pai, e, portanto, meu avô, calculo que ainda o tenha conhecido, e reconheço-lhe um importante ramo na minha árvore genealógica. Acontece que, apesar de tudo, não guardo dele uma única memória. Por isso, o que deveria ser uma homenagem, para mim era apenas uma missa.

Com as beatas do costume, cânticos exaltados com letras há muito desajustadas, e um sermão desactualizado dos pecados que correm. Por mais que visse e ouvisse não conseguia ali ver nem ouvir mais fé do que aquela que vejo e ouço quando estou a sós com a minha fé. Por mais que visse e ouvisse não conseguia ali ver nem ouvir mais fé do que aquela que alimento independentemente de igrejas ou religiões. Mas, ironia das ironias, no instante em que tudo acabou a única frase que me veio à cabeça foi um bem católico 'Graças a Deus'.

2 comentários:

  1. Ai sua herege!!
    LOLOLOLOL!
    Já está, né? Custou, mas foi! E se calhar até fizeste bem.
    Beijos e boa 3ª feira!
    Ivana

    ResponderEliminar
  2. Herege, mas com consciência de ser herege ;-)

    ResponderEliminar