segunda-feira, 9 de março de 2009

Declaração de interesse



Se ter interesse é bom, ser capaz de declará-lo consegue ser ainda melhor. Mas perfeito, perfeito é aliar o interesse à descoberta de alguém com interesse. Não no sentido do interesse recíproco (alguém com interesse em nós), mas sim na lógica que define o genuíno interesse (alguém com interesse para nós). Perfeito, perfeito é, portanto, ter interesse declarado por quem seja interessante. Mas não numa qualquer interpretação libidinosa de preceitos.

E daqui emergem os conflitos de interesse. Para começar, o conhecimento do interesse nem sempre evolui para o reconhecimento do interesse. Depois, mesmo que o conhecimento evolua para o reconhecimento, muitas vezes o risco de não suscitar interesse consegue sobrepor-se à intenção de declará-lo.

Finalmente, para fazer oscilar ainda mais a bolsa dos interesses, as acções que permitem a nossa valorização no encontro de alguém com interesse, no sentido de ser interessante, perdem cada vez mais terreno para acções que apenas acumulam contactos de interesse duvidoso, no sentido de se revelarem desinteressantes.

Seja pelas conversas exploratórias que se desvalorizam em benefício (prejudicial) de instantâneas comunicações; seja pelo recorrente apressar dos físicos sobre as mentes; ou seja pelo persistente arredar de afinidades, cumplicidades e amizades, vez e vez distanciados por superficiais intimidades.

Neste tempo do agora, em que os interesses se confundem com vontades, ter interesse é bom, mas ter (ou criar) oportunidade para reconhecê-lo quase que chega a ser um milagre. O que dizer então da descoberta de gente interessante? Uma verdadeira bênção digna da idade das caravelas. Por isso, de cada vez que me sinto abençoada faço questão de o declarar. Tal como faço questão de o fazer despojada de quaisquer outros interesses.

2 comentários:

  1. Lá interessante és tu, e de forma reconhecida! ;)
    Ivana

    ResponderEliminar
  2. E as minhas amigas então! Ui,ui, são do mais interessante que existe ;-)

    ResponderEliminar